Document of bibliographic reference 366462
BibliographicReference record
- Type
- Bibliographic resource
- Type of document
- Book/Monograph
- Type of document
- Dissertation
- BibLvlCode
- M
- Title
- Espécies não nativas e a biodiversidade: um estudo de caso sobre camarões peneídeos no estuário do rio Acaraú, Nordeste do Brasil
- Abstract in other language
- A carcinicultura é uma atividade aquícola de destaque na região nordeste do Brasil, com os empreendimentos geralmente dispostos próximos a estuários, e a principal espécie cultivada se trata do camarão cinza do Pacífico, Penaeus vannamei. Ainda que pulse o sucesso produtivo da aquicultura é eminente a problemática com os escapes das espécies exóticas. As invasões biológicas impactam a fauna nativa e os habitats naturais. Neste sentido, o presente trabalhou testou a hipótese que P. vannamei está presente no estuário do rio Acaraú, Ceará, Brasil e possui populações estabelecidas durante todo o ano. Assim, o objetivo geral foi caracterizar a assembleia de camarões no estuário do rio Acaraú e investigar camarões peneídeos invasores. Portanto, foram realizadas coletas de camarões ao longo do estuário do rio Acaraú, por 12 meses, e aferidos parâmetros abióticos da água e solo. Após determinação dos índices ecológicos e testes estatísticos, os resultados encontrados foram: 593 camarões, os nativos da espécie P. brasiliensis, P. schmitti e P. subtilis, assim como a espécie não nativa P. vannamei, sendo P. subtilis a mais abundante e dominante; os meses março/2022, abril/2022 e maio/2022 obtiveram as maiores capturas, de tal modo, em março foram encontrados 356 indivíduos, abril obteve 116 indivíduos e 97 indivíduos em maio. Transparência e pH juntos, estatisticamente mais influenciaram na estruturação da comunidade de camarões no local de estudo. As espécies maiores eram principalmente P. vannamei. Embora sem populações estabelecidas, foram recorrentes no ambiente natural estudado, P. vannamei pode se tornar bioinvasora e será necessário um acompanhamento contínuo no estuário do rio Acaraú. Foram sugeridas o monitoramento desta espécie, além da necessidade de maior rigidez na legislação e estudos genéticos futuros que desvendem a origem real da espécie no estuário e programas de educação ambiental.
- Bibliographic citation
- Silva, G.D.V. (2023). Espécies não nativas e a biodiversidade: um estudo de caso sobre camarões peneídeos no estuário do rio Acaraú, Nordeste do Brasil. MSc Thesis. Centro de Ci?ncias, Universidade Federal do Ceará: Fortaleza. 72 pp.
- Topic
- Marine
Authors
- author
-
- Name
- Grasielle Dayse de Vasconcelos Silva